domingo, 25 de julho de 2010

4° FESTIVAL DE INVERNO DE ENTRE RIOS DE MINAS I

Abaixo o depoimento do Maurício sobre o 4° Festival de Inverno de Entre Rios de Minas:

"Acabo de retornar de Entre Rios depois do 4º. Festival de inverno e parabenizo a equipe do IMHA pela realização do evento, especialmente Ivana, Luciano, Simone e Ana Carolina.
Houve uma linha de ligação entre as varias atividades, que foi a busca de resgate de raízes culturais e históricas: isso esteve presente desde a abertura, com a pesquisa sobre como vieram povoar o sertão antigas tradições da Andaluzia, por sua vez originadas na Índia.
Essa dimensão histórica também inspira o grupo de Cantigas do Estradar que resgata a tradição musical regional. E aqui vale notar que o festival já dá fruto, pois vários de seus jovens integrantes iniciaram seus estudos nos festivais anteriores.
A oficina e a mesa redonda coordenada por Niniza sobre a história de Entre Rios também buscam conhecer melhor sobre a origem e evolução da cidade, algo muito importante nesse momento em que a região toda passa por grandes transformações industriais e econômicas. Um projeto de livro e futuro centro de memória de Entre Rios seriam muito bem vindos.
Por ultimo, o encerramento com a dança do velame - manguara da mazurca também mostra o encontro da antiga cultura indígena regional com os migrantes alemães que se fixaram na região e a integração com oficina que produziu as indumentárias para o grupo.
Destaques pela sua qualidade para a música do grupo Diapasão; o espetáculo de teatro de rua do Galpão Cine Horto; a sempre simpática e bem humorada participação de Julio Margarida, dessa vez com um espetáculo de mímica.
A premiação de petiscos da terra também valoriza a cultura culinária local e estimula a melhoria de sua qualidade.
Está na hora do Festival de inverno expandir-se e levar seus benefícios para outras cidades na região dos Campos das Vertentes."

* Fotos: Maurício Andrés e Antônio Eugênio Salles Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário