sábado, 10 de julho de 2010

A VOLTA AO MUNDO COM BETTINE CLEMEN

Conheci Bettine Clemen, quando ela passou uma temporada em Minas Gerais atendendo a um convite do Palácio das Artes, para ali participar como flautista da Orquestra Sinfônica. Bettine nasceu na Baviera, hoje mora em Salsburg, terra de Mozart. As montanhas de Minas se assemelham aos Alpes e talvez seja por isso que a jovem flautista escolheu Minas Gerais pra residir por algum tempo. Lá em Salsburg a neve desenha o limite entre a terra e o céu, mas o azul de lá é tão intenso quanto o de cá.
Terra de músicos, Salsburg acolheu Bettine como um ponto de parada para suas múltiplas viagens pelo mundo, carregando em sua bagagem uma variedade de flautas. Bettine é uma artista que busca a união do planeta através da música, apresentando-se nos palcos iluminados dos navios internacionais. Muito loira, vestida de traje a rigor, ela brilha como uma estrela no meio do mar.Quando morou no Retiro das Pedras, tornou-se minha amiga, e esta amizade ainda perdura até hoje.De vez em quando, recebo um email de um navio e sei que Battine está por perto, na costa brasileira.
“Vou deixar minhas malas no Rio, dentro do navio, tenho dois dias, quero rever os amigos de Minas”.
Quando chega, distribui alegria e entusiasmo, trazendo CDs e vídeos de suas viagens. Um de seus vídeos merece ser visto porque conta a história de Bettine, defensora e amiga dos animais. Ali podemos ouvi-la tocar e também apreciá-la junto aos animais ferozes, completamente harmonizados pela magia de sua flauta. Bettine foi percorrendo o mundo e tocando flauta para tigres, elefantes, cobras, girafas. Percorreu lugares onde o turista comum nunca teve entrada, levando a mensagem não verbal de que o mundo é uma única família e os animais são nossos amigos.
Bettine Clemen tem um currículo internacional como solista ativa, gravando para orquestras de vários paises . Sua carreira começou cedo, participando de orquestras de prestígio, tais como “Munich Bach Orquestra”, “Praga Radio Orquestra” e a “Orquestra de Mozart de Salsburg”. Em 1978, residindo em Minas Gerais como flautista da Orquestra Sinfônica, ela se encantou com as florestas tropicais que exerceram grande influência sobre suas composições. “Canção de Amor para um Planeta” foi inspirada na floresta Amazônica. Publicou vários álbuns tais como: “Abra seus ouvidos ao Amor”, “Forever’, “Echoes of Life” Levou sua música transcendental a vários recantos do planeta, desde lugares de prestígio como o’ Royal Albert Hall” em Londres e o “Lincoln Center” em New York, até o Extremo Oriente como Xangai e Pequim.
Em 2000 obteve permissão para tocar sua flauta na antiga cidade de Petra, na Jordânia, onde foi protagonista do vídeo entitulado “Bettine e a magia de Petra”.
Ela acredita no poder de cura e transcendência da música como um canal para se alcançar o estado de plenitude tão necessária ao nosso mundo de violência e guerras.
Aqui apresentamos Bettine como grande artista e grande figura humana.

*Fotos enviadas por Bettine Clemen

Um comentário:

  1. Meus parabéns! É por essas e outras que estou seguindo seu blog .. Por favor coloque se puder um video de Bettine! Atenciosamente ,Telma.

    ResponderExcluir