sábado, 6 de novembro de 2010

FOTOGRAFIA, ARTE DO AQUI E AGORA

A fotografia é, por sua própria natureza, a arte do aqui e agora. Devido à possibilidade de captar o momento presente, ela permite ao fotografo uma redescoberta silenciosa do mundo.
O fotógrafo observa o seu meio ambiente, a natureza com suas mutações, o ser humano em seus aspectos contraditórios. Ele percebe os contrastes e semelhanças, capta um momento de poesia, denuncia injustiças, investiga a ciência, projeta-se um momento no espaço. Observação, concentração e atenção total aqui e agora, são disciplinas que possibilitam ao homem a consciência de si mesmo e de seu relacionamento com a natureza e com seus semelhantes. Descobrir primeiro as coisas visíveis e, através delas, enxergar o invisível é forma para se obter a visão clara do universo. Quando permanecemos totalmente atentos, nossa consciência nos dá uma visão mais ampla das coisas e podemos descobrir detalhes que o olho humano apressado e distraído não consegue perceber. Conseguimos enxergar beleza nos objetos aparentemente pobres e nos momentos tidos como os mais vulgares. Neste estado de atenção, nossa visão intuitiva flui livremente e podemos ter contato mais intimo com a essência das coisas. A compreensão total nasce desta penetração através da rotina, desta redescoberta do cotidiano.
A arte da fotografia considerada como a captação de um instante permite espontaneamente esta disciplina.
Depois de 2004, em lugar de olhar só para dentro de mim mesma e dali tirar uma paisagem abstrata, comecei a olhar para fora e registrar a paisagem e os lugares que me inspiram.
Nas minhas caminhadas, vivendo o aqui e agora, cheguei a conclusão que o nosso planeta é lindo, merece ser visto e admirado por todos nós que tivemos o grande privilegio de descer um dia à terra.   

*Fotos de Maria Helena Andrés

Convidamos a todos para visitarem o meu blog "Memórias e Viagens" cujo acesso encontra-se nesta página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário