sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

ATIVIDADES DO IMHA E COLÔNIA DE FÉRIAS


Hoje é dia de festa no IMHA, situado bem em frente ao Banco do Brasil em Entre Rios de Minas. Vejo as crianças pintando os muros e, com sua espontaneidade, registrando também um pouco da história da cidade. Ontem Teresa preparou tinta de terra e um grupo pintou a base com um tom ocre. No muro interno foram feitos desenhos de imaginação e no muro externo um mapa da cidade com os principais pontos turísticos: o posto no trevo, o Poliesportivo, a Igreja de Sta Efigênia, a Igreja Nossa Senhora das Brotas, os bancos Itaú e Banco do Brasil, a sede do IMHA, a Praça Senador Ribeiro, a rua cheia de casas coloridas, carros e pedestres, até o Hospital Cassiano Campolina (ainda por ser desenhado) com suas palmeiras imperiais. Também foi colocado o Campo de Futebol que fica na altura da Igreja Matriz com um jogo imaginário entre o Atlético e o Cruzeiro. O mapa ainda não está completo e outras crianças poderão contribuir com suas observações e imaginação.

Fico me lembrando dos meus filhos pintando os muros de minha casa em Belo Horizonte, 20 metros de muro que eu caiava de branco para eles criarem suas histórias de bichos, muitas vezes também com tinta feita de terra. Era uma alegria aquela performance de pintura, uma abertura para a liberdade dentro da arte.

Na distância do tempo, podemos lembrar o caminho dos velhos bandeirantes, a cavalgada dos tropeiros, a triagem feita neste local, berço do Cavalo Campolina. Terra de muitas cores, de muitas histórias. Nos dias de hoje, a terra continua produtiva e as pequenas fazendas vão levando verduras orgânicas para BH.

Em 2005 um movimento foi criado na cidade com a inauguração do IMHA, destinado ao desenvolvimento das artes e a implantação de uma cultura que se alimenta do passado e se fortalece no presente. Quatro Festivais de Inverno e um Mutirão Cultural deram incentivo a novas iniciativas. Participei de vários cursos, inclusive sobre a História de Entre Rios. Tudo isto permite uma soma de conhecimentos que mais tarde também serão repassados nos blogs.

No dia 13 de fevereiro será lançado, com a chegada de novos computadores, o Ponto de Cultura, além do Projeto “Resgate com Arte”.

Há um mês atrás foi realizada na fazenda Luisiânia uma experiência inédita: uma Colônia de Férias para crianças. O objetivo foi levar as crianças a conhecerem o processo da alimentação e o cultivo do alimento orgânico, desde o plantio até a culinária. As crianças permaneceram 5 dias na fazenda Luiziânia, dormindo na casa grande, onde tenho o meu atelier. Levantavam cedo para participarem da ordenha, recolherem ovos no galinheiro e colherem verduras para o almoço.
Nada chegava pronto, como estavam acostumadas a ver nas cidades. Faziam pão, bolo, biscoito, yogurte, inhoque e praticamente só comiam o que criavam.
Participavam de todo o processo da alimentação. Por exemplo: colher a batata, descasca-las, cozinha-las, amassa-las, enrolar a massa, cortar, cozinhar ... e comer o inhoque.

Agora, passo a palavra ao Pedro, um dos responsáveis pela iniciativa:
“Não havia entre as crianças a atitude de recusar os pratos que lhes eram servidos. Comiam de tudo, com o maior apetite, porque tudo era feito por elas. A programação incluía um passeio a cavalo para conhecer a sede original, a “Fazenda da Barrinha”. Ali as crianças conheceram um moinho dágua e aprenderam como moer o milho para fazer o fubá. Prepararam ninhos para os passarinhos e, em conjunto, criaram um grande espantalho para ser colocado na horta. Todas as noites o livro Indez era lido para as crianças. No último dia, organizou-se uma pintura coletiva com a colaboração de todos os participantes.

 *Fotos de Luciano Luppi e Euler Andrés

Visite também o blog "Memórias e Viagens" cujo link está nesta página

Nenhum comentário:

Postar um comentário