sábado, 10 de março de 2012

IMHA, ARTE ESTENDIDA À VIDA

Há 7 anos atrás foi inaugurado o IMHA (Instituto Maria Helena Andrés) na cidade de Entre Rios de Minas, situada no Campo das Vertentes, nome significativo para a dinamização artística que se desenvolveu por toda a região. Ali se realizaram Festivais de Inverno, sob a direção de Luciano Luppi e Ivana Andrés, trazendo para Entre Rios tudo o que de melhor acontecia em Belo Horizonte, não só professores de artes plásticas, como de música, teatro, capoeira, dança, maracatu, etc. A cidade se movimentou e aceitou as informações artísticas com receptividade extraordinária. Arte estendida à vida se espalhou pela comunidade. Foi criado um Ponto de Cultura, com o projeto Música para Todos, bem como A ECOPAZ, uma ONG ligada à Ecologia. Foram feitas pesquisas sobre a história da região e incentivos ao artesanato e à Arte na Educação.
“Entre Rios mudou”, nos disse o Tuca, talentoso músico da região. “Podemos situar um “antes” e um “depois” da criação do Instituto”.
Agora estamos comemorando a gestão da Teresa Andrés, nossa jovem presidente. Lembro-me do Euler, pai de Teresa, que deu o primeiro toque há 7 anos atrás, acompanhado do vice presidente Saulo Resende.. O início foi cheio de esperança no futuro. Veio Antônio Eugênio de BH, que nos trouxe a sua experiência de administrador de empresas, e, agora a jovem Teresa, com seu entusiasmo, vai contando para nós o que fez neste ano para a comunidade. Durante o ano de 2011, vários projetos aconteceram na cidade de Entre Rios, entre eles o projeto “Resgate com Arte” coordenado por Maria Aldina Resende e o projeto realizado em Jeceaba sob a coordenação de Sarahy Fernandes. Em Entre Rios o Ponto de Cultura ofereceu o primeiro curso de Design Multimídia.

Durante o evento pudemos admirar desenhos de crianças pendurados como bandeirolas nos cordões e o artesanato do cotidiano das donas de casa com desenhos da minha fase figurativa de boizinhos.

No palco improvisado do bar Vila Lobo, foram projetados 3 vídeos dos alunos do Ponto de Cultura, curta metragens resgatando 3 pessoas que foram importantes para a comunidade da música entreriana: Tião, Divino e Osmar, 3 jovens idosos que foram relatando suas lutas para dar continuidade aos seus sonhos. Um dos vídeos nos levou à oficina do Tião e à sua história de amor pela música e pelo violão. Cenário pobre, despojado, mas cheio de dedicação à arte. O outro vídeo percorre o universo de  Divino, sanfoneiro, cantando música sertaneja. O último vídeo conta a história de Osmar , seresteiro que fez da própria família um grupo de cantores, desde os filhos até os netos. Os vídeos poderão, no futuro, ser mostrados em Festivais de Tiradentes e São João Del Rey. Os diversos grupos me prestaram homenagem como incentivadora das artes. Fui chamada a falar e ressaltei o fato de que o Instituto foi bem conduzido desde o início nas suas diversas gestões e agora, entregue ao “poder jovem”, continuará apontando para o futuro com a chama do entusiasmo.  Entusiasmo significa “Deus dentro” e tenho certeza Ele guiará também nossos passos no futuro

No palco do Bar Vila Lobo, os músicos da região demonstraram que o Campo das Vertentes é fértil em musicalidade. Surpreendeu-nos o show que ali foi improvisado, todos sob a orientação do Tuca. Surpreendeu-nos uma família inteira de músicos, desde as crianças até os idosos cantando canções autorais. A alegria que eles conseguiram distribuir foi incontestável. Existe uma força interior que une as pessoas através da arte: cantores, pesquisadores, seresteiros, pagodeiros, todos movidos por uma só energia. Parabéns Teresa e a todos que contribuíram para este evento, vocês nos trouxeram momentos de grande alegria, evidente nos olhos das crianças e no sorriso dos idosos. Todos formamos um círculo harmonioso que vai se propagando e continuará com a chama do entusiasmo, levando a arte para todos os recantos desta região privilegiada de Minas Gerais.

*Fotos de Alejandro Restrepo e Janaína Ribeiro

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG, "MEMÓRIAS E VIAGENS", CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA





Nenhum comentário:

Postar um comentário