domingo, 4 de maio de 2014

ABRACE A SERRA DA MOEDA

Este convite é uma mensagem incisiva feita pelos moradores das montanhas.
Famílias inteiras, jovens, idosos, crianças, cada um levando uma bandeira branca, subiram o morro em procissão no dia 21 de abril, dia consagrado a Tiradentes, herói da Inconfidência.
A mensagem de paz foi levada até o topo da montanha, na proclamação de uma nova Inconfidência, a inconfidência ecológica.
Levar este abraço a todas as terras castigadas pela insensibilidade dos seres humanos, é o que desejamos neste dia 21 de abril, segunda-feira,  2014.
Daqui a alguns anos este clamor chegará aos ouvidos dos nossos netos e bisnetos, todos aqueles que sobreviverão à destruição acelerada de Minas Gerais.
“Minério não dá duas safras” foram as palavras de um antigo político de Minas Gerais atestando para o que viria a acontecer anos após.
Sim, a zona metalúrgica de Minas está sofrendo, o desgaste é galopante e é ingente que se escute este alerta.
Minas está morrendo...
Viajei para Brasília recentemente.
Sentei-me  junto à janela do avião e fui apreciando as plantações em torno da cidade de Brasília, todas organizadas em cores diferentes obedecendo as formas geométricas – círculos coloridos lá em baixo, círculos repetidos a perder de vista, um verdadeiro tapete de cores – ali as plantações celebram a festa da natureza, e na próxima safra as cores serão diferentes.
Procurei no “Google” informações mais detalhadas sobre estas plantações que se assemelham aos “ Crop Circles”, lá da Europa...
As terras do Planalto Central são férteis e agradecem esta ordem das fazendas. Na volta olhei para nossas Terras de Minas.
O avião foi se aproximando de Belo Horizonte e ao invés de círculos coloridos, vi crateras, escavações, sepultando para sempre a beleza da vegetação.
Na sua destruição sem nenhuma reconstrução as Terras de Minas parecem dizer: Aqui, em épocas remotas, existia uma montanha linda, um riacho, uma nascente.
É urgente que se faça um planejamento tendo em vista a sustentabilidade. É possível defender as montanhas que ainda restam, colocando-as como Monumentos.
O Monumento Natural tem como objetivo básico preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica.
Algumas montanhas rodeiam monumentos históricos como a Serra da Piedade ou os Profetas de Congonhas.
Além da beleza natural, Minas foi considerada como a caixa d’água do Brasil, em especial a caixa d’água do sudeste brasileiro que já está também ameaçado pela avidez dos seres humanos.
Acabar com as nascentes de Minas, com os riachos e rios de nosso estado é afetar também o Brasil como um todo.
Nosso século está sendo muito egoísta para com as gerações futuras, desconhecendo por completo que elas também têm direito à sobrevivência.
O abraço na Serra da Moeda significou uma tomada de consciência.
Muitas pessoas ali presentes tiveram o privilégio de beber água pura, vinda das nascentes naturais.
É preciso lembrar que a exploração do ferro, necessária ao progresso, não é tão importante quanto a água que é essencial à vida.
O abraço à Serra da Moeda se estendia para todas as outras serras e nascentes.

A caminhada foi emocionante. Os helicópteros sobrevoavam a região registrando a manifestação pacífica, onde crianças, adultos e idosos, caminhavam juntos com bandeiras brancas. Havia uma mensagem de paz que se elevava aos céus, em prece coletiva pela preservação dos rios das nascentes, das matas, dos animais rupestres e das flores dos campos.

*Fotos de Maurício Andrés

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG "MEMÓRIAS E VIAGENS", CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário