segunda-feira, 18 de abril de 2016

A CORRUPÇÃO SEGUNDO KRISHNAMURTI

Meu primeiro encontro com Krishnamurti aconteceu na Índia, em 1979, quando esse grande pensador indiano conhecido internacionalmente, falava para 5000 pessoas em Bombay, hoje denominada Mumbai, sudoeste da Índia.

Seus ensinamentos já haviam me tocado alguns anos antes, lendo seus livros “Liberte-se do passado” e “A primeira e última liberdade”. Krishnamurti falava para todos os públicos de diferentes idades.

Agora, através de um vídeo editado na Índia, ele aparece falando para jovens alunos de Rishi-valley sobre o tema “corrupção”. As palavras deste pensador sobre o tema “corrupção” nos ajudam a compreender e dão uma dimensão mais ampla a esse tema, hoje tão falado e discutido no Brasil.
Selecionamos alguns trechos desta palestra:

 “Há uma tremenda corrupção no mundo inteiro.
Enquanto houver o desejo de ganhar, obter, em qualquer nível, inevitavelmente haverá angústia, sofrimento, medo. A ambição de ser rico, de ser isto ou aquilo, se afasta apenas quando vemos a podridão, a natureza corruptora da ambição em si. No momento em que vemos que o desejo de poder sob qualquer forma – o poder de um primeiro ministro, de um juiz, um sacerdote, um guru – é fundamentalmente pernicioso, nós não mais vamos ter o desejo de ser poderosos. Mas nós não vemos que a ambição é corrupta, que o desejo de poder é pernicioso; ao contrário, dizemos que devemos usar o poder para o bem. Um meio errado nunca pode ser usado para um fim correto. Se o meio é pernicioso, o fim será também pernicioso. O bem não é o oposto do mal; ele só se manifesta quando aquilo que é mal cessa completamente. Assim, se não compreendemos toda a significação do desejo, com seus resultados, seus subprodutos, simplesmente tentar se livrar do desejo não tem significado.

Qual é a causa da corrupção? Corrupção começa com o interesse em si mesmo.Se estou interessado em mim mesmo, no que quero, o que devo ser, se sou ganancioso, invejoso, duro, brutal, cruel, há corrupção. A corrupção começa em seu coração, na sua mente – não somente dando dinheiro – que também é corrupção, mas a causa real da corrupção está dentro de você. A menos que você descubra isso e mude isso, você será um ser humano corrupto. Corrupto é quando você está zangado, quando é ciumento, quando odeia as pessoas, quando é preguiçoso, quando você diz, isso é certo e aferra-se a isso. Tudo tem a ver com o egoísmo. A corrupção começa aí. Você diz “como viverei, o que farei se não sou corrupto, quando todos ao meu redor são corruptos?” Vocês entendem o que quero dizer com corrupção, não somente o sinal externo, mas o profundo senso interior da corrupção do viver dos seres humanos – egoísmo, pensando sobre eles mesmos, querendo seu sucesso, invejosos. Corrupção está dentro, no seu coração, no seu cérebro. Passar dinheiro, o suborno, não importa se uma quantia pequena ou dez milhões de dólares, é ainda suborno. E ser violento é parte do que é chamado corrupção. Isso é o que está acontecendo no mundo. Vocês, meninos, são seres humanos em crescimento, não sejam como eles. A corrupção interior é muito perigosa, então não sejam corruptos. 
Comecem primeiro dentro, não lá fora. Vocês farão isso? Não prometam a menos que estejam absolutamente certos de cumpri-lo. Mas se vocês vêm como isso é importante na vida, no mundo político, no mundo religioso, no mundo econômico, então não sejam corruptos, interiormente, não procurem a vaidade, o orgulho, não digam, eu sou superior a outra pessoa. Vocês sabem que aprendem bastante quando há humildade. Mas se vocês estiverem procurando apenas sucesso, dinheiro, poder, posição, status, então vocês estão começando com a corrupção. Vocês podem ser pobres. Então, sejam pobres, quem se importa? O importante para todos vocês é encontrar seu próprio talento e aferrar-se a ele, mesmo que ele não traga sucesso, fama e tudo isso. Porque todos iremos morrer. Enquanto viver, viva! (Trecho de palestra de Krishnamurti sobre o tema corrupção para crianças indianas).

*Fotos da internet


VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG, “MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário