segunda-feira, 25 de julho de 2016

ARTE NAS RUAS I

 Durante o governo militar no Brasil, grupos de artistas ligaram-se a uma política radical de denúncia, considerando a arte a forma mais direta de manifestação de suas ideias. No final dos anos 60 observou-se a radicalização política dos artistas, críticos e intelectuais brasileiros, em face do recrudescimento da repressão instaurada pelo AI-5. A perseguição política a artistas e intelectuais de esquerda, que resultou no exílio e na aposentadoria compulsória de muitos profissionais e no cancelamento de várias exposições coletivas, foi acompanhada de vários manifestos de repúdio às ações repressivas do governo militar.

Na década de 1960 o happening tornou-se uma das grandes formas de desafio popular. Nas ruas, grupos promoviam o espetáculo, que não se limitava à encenação dentro de um recinto fechado. Misturavam-se com o povo, criavam situações, agrediam. A experiência englobava, em seu contexto, teatro, artes plásticas, música, dança. A finalidade principal do happening era a conscientização dos problemas do século: guerra, destruição, violência; desafiar o transeunte a uma reflexão, tirá-lo da passividade. No happening o espectador era também ator e, de acordo com suas reações, as cenas se modificavam. O objetivo era vivenciar a experiência criadora em sua totalidade, provocar reações por meio do choque, do escândalo, do ridículo, do poético.

Os artistas abandonavam a reclusão dos ateliês fechados, guardavam as telas e adotavam como campo de ação as praias, as estradas, as ruas cheias de transeuntes. Buscavam uma arte desmaterializada, que não podia ser guardada em museus nem adquirida por colecionadores.

“Nosso primeiro objetivo é transformar em poesia a linguagem que a sociedade de exploração reduziu ao comércio e ao absurdo.” Essas palavras de Jean Jacques Lebel, autor de vários happenings em Paris, definem a posição daqueles artistas rebeldes, inconformados com a comercialização e a exploração da arte. Na década de 1960 os happenings levantaram polêmicas em vários países do mundo. No Brasil, artistas e críticos se uniram contra a repressão militar organizando happenings nas ruas, em sinal de protesto. Havia uma necessidade de conscientizar a população do que se passava por detrás das prisões, e a forma encontrada para isso foram os happenings, realizados em espaços públicos, quase sempre perseguidos pelos militares.

*Fotos da internet

VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG “MEMÓRIAS E VIAGENS”, CUJO LINK ESTÁ NESTA PÁGINA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário